Desenvolvimento Cognitivo na infância
- coordeneebrink
- 8 de set. de 2022
- 2 min de leitura
Aquilo que vivemos na infância tem impacto direto no que seremos no futuro — e isso inclui o modo como aperfeiçoamos nossa cognição. Observar e estimular o desenvolvimento cognitivo das crianças é fundamental para garantir um bom desempenho na fase adulta.
Esse supervisão de perto ajuda a identificar precocemente possíveis problemas e buscar soluções com rapidez. As crianças evoluem de maneira natural em velocidades e modos distintos, de acordo com o ambiente em que vivem, dos estímulos que recebem e suas características pessoais.
Acompanhar e auxiliar na evolução delas, além de muito importante, é mais simples do que parece e não exige conhecimentos aprofundados a respeito do assunto.
O que é o desenvolvimento cognitivo?
A cognição como parte do nosso sistema cerebral, define a forma como apreendemos, armazenamos e aplicamos conhecimentos. É à cognição que nos referimos, por exemplo, quando abordamos memória ou capacidade de atenção.
Esse termo também reflete nossa capacidade de resolução de problemas, o uso das linguagens e o raciocínio lógico-matemático. Como o nome indica, o desenvolvimento cognitivo consiste no modo como nossa cognição evolui durante a vida.
Ao lado das capacidades motoras e emocionais, trata-se de um dos pilares do crescimento intelectual infantil, com direito a uma área da psicologia exclusivamente voltada para seu estudo.
O cérebro dos bebês é bem mais ativo que o dos adultos. Forma milhões de ligações nos primeiros anos de vida e desenvolve as habilidades necessárias para que todo o seu organismo se coloque em funcionamento perfeito.
No caso da cognição, não existe uma evolução padrão que ocorre em todas as crianças — cada um de nós tem peculiaridades. Entretanto, alguns processos são comuns em determinadas idades, tornando possível estimular o desenvolvimento de maneira fácil e assertiva.
Quais são as etapas desse desenvolvimento?
Há diversas correntes de estudo a respeito do desenvolvimento cognitivo, cada uma identificando de forma diferente as etapas em que ele acontece. Aqui, usamos como base a teoria desenvolvimentista de Jean Piaget, considerado um dos pais do construtivismo e um dos mais famosos estudiosos da psicologia infantil.
Piaget divide o desenvolvimento das crianças em quatro fases, sendo que a última delas começa por volta dos 11 anos. Sensório motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal( Nos próximos posts abordaremos cada fase individualmente e dicas de como estimulá-las.
Comments